segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entendível

Eu esqueço palavras, perco letras. Paro, espero e releio. Hoje culpo o teclado, mas lendo meu caderno não era diferente. Escrever vem se tornando mais difícil. A correção ortográfica não faz bem, pára a gramática. Já a gramática, não evoluiu como a tecnologia. 

Ler, treinar e praticar são as únicas formas de poder escrever, escrever de verdade. Não acredito e não acho tão útil a ortografia perfeita, formal ao extremo. O que vale é poder passar uma idéia. Poder expor e fazê-la entendível. 
E isso é o que sinto falta. As redes sociais tem feito as pessoas se exporem mais. Não tanto como poderiam, em algum lugares e, como sempre, com as imagens fazendo mais sucesso do que os textos. O que, na verdade, não sei se não é realmente melhor.

Tenho visto tantos textos sem sentindo, sem conseguir  levar adiante um terço do que era previamente esperado por quem compôs a idéia. São frases perdidas na forma como é falada ou, em uma simples ânsia, um desespero de por pra fora.

As pessoas não param, esperam ou releiem. Ou, o que é pior, as pessoas não sabem.  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prepara-se antes de um intercâmbio cultural

Antes do meu Intercâmbio Culutral para Toronto, Canadá, tive meu “momento pré-viagem” com muitas dúvidas, curiosidades, expectativa e ansiedade.



Nesta matéria para o OiToronto dou algumas dicas de como se preparar sem se preocupar tanto.

Como se preparar e tirar dúvidas antes do intercâmbio.