segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Parodia do livro Vida de Droga de Walcyr Carrasco


Flash Back para o Natal, uma historia escrita por mim em 2004.


Da série Boca Libre do Blog G.O.E.M.B., a historia está grande, caso não entendam, leiam o livro Vida de Droga de Walcyr Carrasco.

Viciados 

Tudo começou há mais ou menos 1 ano, estavam todos reunidos, resolveram ir até a esfiharia. Ceara e Sertão não queriam, mas insistiram e acabaram indo, chegando lá seus amigos pediram umas esfihas e ofereceram:

- Uma vez só, só pra experimentar!

Cada um comeu uma de carne, não podiam negar uma esfiha. Gostaram muito. Na hora dava um prazer, um gosto bom na boca, vontade de comer mais. Inexplicável. Mas depois vinha aquela reviravolta, vários barulhos no estomago, um pequeno revertério.

Origem da Imagem

Na semana seguinte resolveram ir para esfiharia de novo. Seus amigos estavam lá, como de costume, então cada um pediu duas. Começaram a ir todas as semanas, cada vez queriam mais, sentiam mais desejo. Passaram a comer de queijo também. Uma vez por semana já não era mais suficiente, começaram a ir duas, depois passaram a ir três.

Certa vez teve uma festa na esfiharia, os chamaram até a cozinha, lá só os mais importantes entravam, gente de respeito, ficaram felizes por terem sido lembrados. A galera do lugar ofereceu de calabresa, não aceitaram, tinham medo, já haviam lido sobre o assunto, depois da de calabresa não tinha mais volta. Mas insistiram, falaram que era só uma vez, que não ia fazer mal. Sertão lembrou do primeiro dia, a mesma historia do "só uma vez", mas não resistiram e comeram, falavam que podiam controlar, que paravam a hora que quisessem. O prazer era bem maior, o gosto ficava mais tempo na boca. Depois que experimentaram a de calabresa, veio a de Catupiri, cada vez mais saborosas e caras, começaram a comer todos os dias.

Os pais de Sertão já não estavam mais liberando grana, então ele resolveu vender algumas coisas de sua casa para comprar esfihas. Até que eles descobriram e o expulsaram. Acabou indo morar com Ceara. No começo o Ceara bancava os dois, mas cada vez estavam entrando em esfihas mais caras e fortes, veio a de frango com catupiry, dois queijos, escarola com bacon, champion, até que chegou a de aliche. Mesmo assim ainda falavam que podiam se controlar. Até que o dinheiro acabou. Tinham que conseguir mais de alguma maneira. E para piorar as coisas, os pais do Ceara também descobriram tudo e queriam que ele fosse se tratar, irritado, ele retrucou:

- Vocês não me entendem! Não sou viciado não! Paro a hora que quiser.

Resolveram fugir, começaram a comprar e vender bugigangas, mas o dinheiro não era suficiente para o aluguel e o vício. Ceara resolveu fazer strip, Sertão começou a fabricar e vender suas próprias esfihas.

Eles estavam se acabando, já não conseguiam ficar sem as deliciosas esfihas, tentaram parar, mas não dava mais. Ceara estava engordando e foi demitido do Strip. Já as esfihas do Sertão causavam desinteria, ele não conseguiu mais vender. O jeito foi entrar para o tráfico, começaram a vender farinha. Compravam de colombianos e repassavam nas esfiharias em troca de mercadorias, começaram a ser conhecidos no ramo, sua farinha era da boa, deixava as esfihas mais leves e saborosas.

Quando o negócio começou a dar certo, Sertão teve colesterol alto e foi internado, percebeu que se não parasse poderia morrer. Os dois estavam enormes de obesos, mais de 150Kg cada um. Sertão conversou muito sério com Ceara, e o convenceu a parar também. No começo era difícil, entraram na academia, lutaram muito, a força de vontade foi fundamental, dessa forma acabaram conseguindo parar, hoje voltaram ao peso normal e vivem bem. As vezes sentem falta, mas lembram de tudo, escolhem uma saladinha, bebem um gole d'água e bola pra frente.


Criado por G.O.E.M.B. em homenagem à Tutti Pizza.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A força de uma Marca

Seguem dois exemplos que mostram, na minha opinião, a força da Marca. Uma, a Suzuki, relacionando à identidade visual, a outra, o Santander, comento sua imposição na entrada a um novo mercado.

Adoro uma moto no estacionamento do prédio onde moro, ela tem o design moderno, transmite velocidade, avanço, dinamismo, liberdade. Mas quando chego na Marca, um pequeno S perto da entrada de combustível, me decepciono. Tenho uma quebra repentina neste sentimento todo que tinha ao ver a moto. A marca é quadrada, pesada, com curvas secas. Há um conflito direto ao que a moto representa. Sinto como uma marca mal trabalhada, desenvolvida com valores opostos ao que a empresa representa com seus produtos.


Outro exemplo é o Santander, mas mais um exemplo de como acabar com uma marca forte, uma marca que foi presente.

Sempre tive uma grande simpatia pelo Banco Real e sua estratégia de atingir os universitários. Me identificava como publico alvo e acreditava neste posicionamento como uma aposta do banco para o futuro. Algo que iriam colher a longo prazo. Havia também o discurso ambiental, outra estratégia de longo prazo, mas que faziam muito bem, com a sustentabilidade do verde, tão presente neste extinto banco, nesta Marca, brasileira.

Sustentabilidade essa que mesmo com muito investimento, o Santander não passa, ou demorará muito para conseguir transmitir, com credibilidade.

Não consigo me simpatizar com esta marca. Com o pesado vermelho conflitante com outro grande banco de nossas terras tupiniquins. Com a transição de propostas. Com o atropelamento. Com a imposição. Acredito que existem outras formas de conquistar um mercado, sem atropelamento.


A Suzuki é uma empresa consolidada no mercado em que atua, uma das maiores no mundo em motos e no setor automotivo, que poderia facilmente mudar esta sensação que sua marca transmite. Já o Santander, uma gigante do mundo financeiro, deveria fazer o oposto e entrar no mercado brasileiro sabendo que a dificuldade disto é muito maior do que eles gostariam.

Nike "Write The Future" no Mundial 2011 - Santos x Barça



Impressionante como esta campanha da Nike para a Copa de 2010 marcou e vem à mente em diversos momentos quando vejo partidas de futebol decisivas como a de hoje, entre Santos e Kashiwa, imaginando como será a de Domingo entre Santos e, provavelmente, Barcelona.

Em cada lance estes jogadores, principalmente os que estão mais em destaque, como o Neymar, estão escrevendo seus futuros e serão, com certeza, responsabilizados por um resultado positivo ou negativo, que será marcado por um lance em especial.

Me peguei viajando diversas vezes, desde o primeiro Gol do dia, o golaço do Neymar, como na campanha da Nike, o foco vindo completamente para o jogador e a influência que isso causa em muita coisa com ligação direta ou, nem tanto, pelo mundo afora.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jovens Adultos

Esses dias revi o vídeo do que era para ter sido minha colação de grau. No ótimo texto escrito e orado por Patrik Maia, ele comenta o que esperávamos que fossemos hoje, quando éramos mais novos.


E sempre tenho está dúvida. Continuamos jovens hoje por mais tempo? Quanto disso é só uma fantasia?




Quando criança via minha mãe e seus amigos tão mais adultos com a mesma idade que eu tenho agora. Sim sim, quando ela tinha 25 eu já tinha 8. E hoje, com 25, não me sinto tão adulto.



Ao contrário acontece com meus irmãos mais novos agora, quando os via com 3, 5, 7 anos pensava quão mais desenvolvidos do que eu era, são essas crianças de hoje em dia, parecem mais espertos, mais vivos, maiores. Já agora, eles com 9 anos, me surpreendi ao relembrar os meus 9 e, pela primeira vez, me senti mais velho do que eles aparentam agora, eu era menos inocente.


É engraçado essa coisa da idade, da fantasia. Há, hoje, muitos jovens, mais jovens do que eu, com seus 30, 35 anos. Acho legal, mas, em comparação a estes, já me sinto mais adulto. Mesmo me sentindo muito mais jovem do que meus pais eram quando tinham minha idade.


Esqueça o ano que nasceu e se responda, quantos anos você tem?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estudar um mês de ingles no exterior

Dessa vez conversei com algumas pessoas que ficaram aqui em Toronto por um mês, eles falaram um pouco se essa experiência vale a pena ou não.

OiToronto

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entendível

Eu esqueço palavras, perco letras. Paro, espero e releio. Hoje culpo o teclado, mas lendo meu caderno não era diferente. Escrever vem se tornando mais difícil. A correção ortográfica não faz bem, pára a gramática. Já a gramática, não evoluiu como a tecnologia. 

Ler, treinar e praticar são as únicas formas de poder escrever, escrever de verdade. Não acredito e não acho tão útil a ortografia perfeita, formal ao extremo. O que vale é poder passar uma idéia. Poder expor e fazê-la entendível. 
E isso é o que sinto falta. As redes sociais tem feito as pessoas se exporem mais. Não tanto como poderiam, em algum lugares e, como sempre, com as imagens fazendo mais sucesso do que os textos. O que, na verdade, não sei se não é realmente melhor.

Tenho visto tantos textos sem sentindo, sem conseguir  levar adiante um terço do que era previamente esperado por quem compôs a idéia. São frases perdidas na forma como é falada ou, em uma simples ânsia, um desespero de por pra fora.

As pessoas não param, esperam ou releiem. Ou, o que é pior, as pessoas não sabem.  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prepara-se antes de um intercâmbio cultural

Antes do meu Intercâmbio Culutral para Toronto, Canadá, tive meu “momento pré-viagem” com muitas dúvidas, curiosidades, expectativa e ansiedade.



Nesta matéria para o OiToronto dou algumas dicas de como se preparar sem se preocupar tanto.

Como se preparar e tirar dúvidas antes do intercâmbio.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Poderosa


Poderosa. Ela passou por mim. Instantaneamente comecei a seguir seu caminhar atraente. Sem forçar a memoria, sabia que já a tinha visto em algum lugar. Quando fui para o bote, ela desapareceu em uma penumbra. 

Queria pega-la de qualquer jeito. Esperei meu vizinho de quarto tomar banho. Minha memória refrescou e em todas as vezes que vi alguma aranha parecida com aquela no Discovery Channel, quando quem recebia sua picada não ia a morte, ficava sem uma perna, sem um braço. 

Mas era tarde demais. Desapareceu em um banheiro de 9m². Espero que o Raid 18 dias de proteção resolva alguma coisa, não quero virar estrela do Picadas Mortais.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Minhas amizades em Toronto

Em mais um posto para o OiToronto, onde venho fazendo este trabalho voluntário com a ajuda das pessoas que estão vindo para cá, falo sobre as amizades. Amizades com prazo de validade.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estudar Ingles no Exterior

Desta vez, para o Blog OiToronto eu escrevi sobre como o Estudo do Ingles no Exterior está trazendo Crescimento Profissional e Pessoal para mim.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Quinto Post - Escola de Ingles em Toronto

Dessa vez falo um pouco da minha escola de Inglês em Toronto, Canada. Como as atividades estimulam o aprendizado, o mix de culturas e a importância de praticar diariamente o que se aprende.

OiToronto - 5

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como foi meu homestay

Como venho postado neste Blog, estou escrevendo para o OiToronto minha experiência aqui. Dessa vez falei sobre meu homestay, como foi e o que gostei e não gostei nele.

Você vai para Toronto ou mora aqui? Acomapnhe esse Blog com muita dica e informação sobre essa cidade incrível. OiToronto.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Oi Toronto - O que Toronto tem de diferente

Onde estão as padarias, bancas de jornal e pontos de táxi? E o cafezinho, virou cafezão! Rodrigo fala das principais diferenças entre Toronto e Brasil.


Meu post de estreia foi sobre o primeiro impacto ao chegar em Toronto. Hoje falarei um pouco sobre as principais diferenças que senti aqui.


OiToronto

quarta-feira, 23 de março de 2011

Oi Toronto - Meu primeiro post

O Oi Toronto é um Blog/Portal voltado a Brasileiros que vivem ou estão de passagem por Toronto - ON, Canadá. 

Lá você encontra dicas e informações sobre tudo na cidade, desde do que fazer no fim de semana, até como será a adaptação de uma criança nas escolas "Torontonian". 


Abaixo um trecho da minha primeira participação no Oi Toronro, clicando no link poderá ver a matéria completa:

Rodrigo nasceu em São Paulo e veio para Toronto fazer um curso de inglês de seis meses de duração. Ele vai dividir com os leitores um pouco dessa experiência, como as primeiras impressões sobre a cidade e a surpresa de ter conseguido uma carona ainda no aeroporto.


Leia mais




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Uma mudança

Agora estou mais leve, mais tranqüilo.
Apenas com uma mudança.
Aproveito melhor meu tempo. Minha família. Minha vida.
Uma mudança trás saúde.
Caminhadas matinais com noticias.  

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Couchsurfing Brasil

Encontrei o bar. Uma escada escura, em uma portinha no centro de São Paulo. Fora do movimento. Lá, pessoas pedindo esmola, outros, prontos para assaltar.

Demorei para achar o lugar. Despreparado rodei. Sorte que estamos na era da mobilidade. Tudo no celular. Acessei a rede social para depois encontrar o endereço no Google. Fui jogado de um lado pro outro. Nunca andei tanto os mesmos 100 mt.

Minha ânsia enfim contemplada. Queria há tempos um contato diferente. Pessoas querendo conhecer pessoas. Gringos no Brasil.