Blog de Idéias, Análises, Viagens, Opiniões, Comunicação em Geral e Tudo o que mais der na telha.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Google AdWords - Am3 Marketing Integrado
É a publicidade por palavras chaves nas buscas do Google e redes de conteúdo vinculadas ou parceiras do mesmo.
O AdWords pode ser veiculado em quatro formatos: Anúncio de Textos, uso mais comum; Anúncio de Vídeos; Anúncios Gráficos; e Gadgets. Todos utilizam o mesmo mecanismo.
Um dos fatores que o torna tão interessante é que ele funciona para empresas de todos os portes, você trabalha com orçamento personalizado, e pode criar desde anúncios únicos até grandes campanhas. O retorno costuma ser muito rápido.
(...) Leia tudo em Am3 Marketing Integrado
Alguns dados importantes:
- 80% dos internautas brasileiros utilizam o Google.
- 40% dos consumidores acreditam que as empresas cujos websites estão nas posições superiores da página de busca são as principais marcas de seu setor.
- As buscas completam campanhas Offlines, pessoas pesquisam nos buscadores nomes de produtos ou marcas após ouvir ou ver em uma das mídias tradicionais.
- 67% do total de compras de quaisquer produtos nas lojas físicas e 64% de produtos eletrônicos adquiridos tanto em lojas como pela internet, tiveram suas características pesquisadas on-line antes da sua aquisição.
- A internet é o destino número 1 para consumidores que buscam informações, comentários e comparação de preço.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
domingo, 28 de novembro de 2010
Case Habib´s – YouPix - #conexoesdeideias
Um post rápido.
Completamente institucional, Case Habib´s, Ragazzo, Presidente muito bom, visionário, Inovador, Corajoso, FAAP, “CASE HABIB’S – O sonho da primeira loja até as 600 milhões de Bib’sfihas vendidas”, com Sidney Lima.
Lele Siedschlag (blog Te Dou um Dado e editora de Famosos e TV do R7), Gustavo Jreige (jornalista e coordenador de Criação e Conteúdo da agência Polvora!), Alexandre Rosas (@Alelex88 e redator na agência Espalhe), Chico Barney (redator e roteirista, criador do Interbarney) e Bruno Tozzini (Head of Social Media na agência DM9DDB). Bruno Ferrari (repórter de Tecnologia da revista Época e Bombou na Web!).
OS NOVOS INFLUENCIADORES (debate)
PC Siqueira (vlogueiro em um dos canais mais vistos do Youtube, o Mas Poxa Vida), Marcelo Tripoli (criador do blog iFound e CEO da agência iThink), Bob Fernandes (editor-chefe da revista eletrônica Terra Magazine), Mauricio Cid (criador do blog fenômeno Não Salvo), debatem o assunto com mediação de Alexandre Matias (editor do caderno Link do Estado de SP). No mesmo dia, a Pix apresentou,um estudo exclusivo sobre influência x popularidade no Twitter brasileiro.
#conexoesdeideias #quantovale Marcelo Tas @marcelotas, Bob Wolhein @bobwollheim, Alexandre Hohagen (@hohagenm Diretor do Google Brasil), Alberto Dimenstein (Radio CBN) discutiram "O valor das idéias em tempos de redes sociais" e Fernando Martins (VP de Marketing do Grupo Santander) apenas se apresentou. Apesar de ser um evento do Grupo Santander, ofuscou um pouco do Institucional, se tornando bem interessante e acima da média.
Agradecimento ao Brainstorm9 @brains9 do Carlos Merigo @cmerigo, convite para Santander veio de lá, pela agencia iThink.
Minhas Frases:
Doo Idéias. Boas, ruins, fortes, fracas, inspiradoras, agregadoras, inovadoras. Ideias. #quantovale http://bit.ly/aIzP1k
Procura-se uma idéia. É forte, arrojada e se desenvolve rapidamente. Atende pelo nome de Inovação. #quantovalehttp://bit.ly/aIzP1k
Essa ideia é por tempo limitado. Use-a agora antes que alguém faça igual. #quantovale http://bit.ly/aIzP1k
Compre uma ideia que cresce com mais ideias fazendo surgir novas ideias. #quantovale http://bit.ly/aIzP1k
Só que não deve ter gostado muito foi minha sócia, Juliana Araujo em www.agenciapulsus.com.br.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
A importância do Briefing de Marketing
Briefing é um resumo rápido sobre algo a ser consultado. O Briefing de Marketing é um resumo geral das informações sobre a empresa e o mercado, contendo muito conteúdo indispensável para a área de Marketing, ele funciona como base para o desenvolvimento do Planejamento de Marketing, que define as estratégias e ações do mesmo.
(...)
Mas, uma das coisas mais importantes, que na maioria das vezes é desenvolvida de forma simplista, é o estudo de mercado e concorrência. É fundamental possuir informações atuais, de fontes confiáveis, pesquisas de mercado, além de mantê-lo atualizado com o Banco de Dados absorvido com CRM e outras ferramentas.
Veja mais no Blog da Am3 Marketing Integrado
(...)
Mas, uma das coisas mais importantes, que na maioria das vezes é desenvolvida de forma simplista, é o estudo de mercado e concorrência. É fundamental possuir informações atuais, de fontes confiáveis, pesquisas de mercado, além de mantê-lo atualizado com o Banco de Dados absorvido com CRM e outras ferramentas.
Veja mais no Blog da Am3 Marketing Integrado
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Dez benefícios que alcançará ao criar Email Marketing:
- Retorno rápido, ao receber um email o cliente costuma vê-lo em até três dias;
- Antecipação as necessidades do cliente, oferta de serviços ou produtos que geram interesse ao consumidor, antes mesmo dele procurá-lo;
- Personalização, com o Email Marketing você consegue enviar mensagens totalmente personalizadas, segmentando por publico, geolocalização ou até mesmo com um email nominal, o que traz exclusividade, aproximação e assertividade;
- Mensuração, com softwares de envio de Email Marketing é possível medir em tempo real o retorno gerado, além da identificação correta dos campos mais clicados, o que ajuda a identificar o interesse do publico, melhorando até a interação comentada abaixo;
- Interatividade, através de links dentro do Email você gera relacionamento com o cliente, levando-o à sites, promoções ou cadastramento;
- Possibilidades, uma campanha de Email Marketing pode ter diferentes direcionamentos, como: promoções, varejo, branding, relacionamento, satisfação, fidelização, endomarketing;
- Frequência, como o investimento não é alto, é possível manter uma periodicidade de mensagens enviadas, gerando impacto e presença;
- Não é invasivo, na maioria dos casos o cliente só recebe os emails que aceita previamente em algum cadastro, caso seja um mailling comprado ou de parcerias, ele pode cancelar seu recebimento com muita facilidade;
- Traz movimentação ao site, com a possibilidade de inserção de links, o Email Marketig leva o consumidor ao site com maior frequência;
- Noticiais, é muito bem usado como Newsletter, você mantém contato levando conteúdo de qualidade com temas que realmente interessem aos clientes.
Veja mais no Blog da Am3 Marketing Integrado
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Branding,
email Marketing,
Marketing,
Marketing Direto,
Relacionamento
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Patrycia Galvão - Fuxiko´s
Um Talento.
Não existe técnica ou arte que ela não domine.
Não existe moda ou tendência que ela não saiba fazer.
http://fuxikosdapatrycia.blogspot.com/
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Estratégias Digitais
Afinal, Redes Sociais, Mídias OnLine, Websites, entre outras coisas, são tão fáceis como muita gente acha?
Não, não é tão simples. As empresas montam perfis no Twitter ou criam Website achando que isso já é o suficiente para ter presença OnLine, estar atualizado ou levando a mensagem de forma correta ao público alvo. E não é bem assim.
Primeiramente, a presença OnLine atingi patamares inimagináveis, temos como exemplos as Redes Sociais, como o Facebook que em menos de 5 anos alcançou mais de 500 milhões de membros, e transformou um jovem universitário em uma das pessoas mais ricas do mundo.
Por esta razão frisamos que é necessária uma estruturação sólida e experiente para Inclusão Digital, Leia Mais em Am3 Marketing Intgrado.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Ação de Marketing,
Marketing,
Mensuração,
Mídias Sociais,
SEO
terça-feira, 9 de novembro de 2010
O que é Marketing Integrado
Marketing Integrado, pequeno resumo.
De forma resumida, Marketing Integrado significa combinar as diversas ferramentas de Marketing a fim de obter estratégias unificadas para conquistar os resultados desejados por sua empresa. Isso é, utilizando-o de forma correta, agrega valor a marca otimizando a comunicação ou campanhas de acordo com o que a empresa planejou.
Leia Mais sobre a Am3 Marketing Integrado
De forma resumida, Marketing Integrado significa combinar as diversas ferramentas de Marketing a fim de obter estratégias unificadas para conquistar os resultados desejados por sua empresa. Isso é, utilizando-o de forma correta, agrega valor a marca otimizando a comunicação ou campanhas de acordo com o que a empresa planejou.
Leia Mais sobre a Am3 Marketing Integrado
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
sábado, 6 de novembro de 2010
Salão Internacional do Automovel de São Paulo 2010 - 50 Anos
Consegui um ingresso para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em seus últimos dias. Confesso que não tinha muito interesse em ir, além de achar o preço abusivo para o que encontramos lá. Eu realmente gostava mais quando criança.
A ultima vez que tinha ido foi em 2004. Na época, estava com grande expectativa, o Brasil estava crescendo e ouvi múrmuros de que teríamos novidades, lançamentos. Doce ilusão, tudo o que era novo no Brasil já tinha sido lançado em outros países. E tudo o que era realmente diferente, protótipos, carros de luxo, e afins, ficavam apenas para admiração, praticamente lacrados.
Dessa vez fui com um olhar mais critico. Já formado e com alguns anos de experiência profissional, observei como as marcas trabalhavam. Principalmente com a possibilidade atual de interação com o publico.
Só não tive tempo suficiente para observar tão bem, aproveitei apenas 1 hora e meia de evento.
Logo de cara, as novas montadoras chinesas decepcionaram. O investimento para participar de um evento como esse é alto, para fazer ativação de marca então, é maior ainda. Mas é um evento que acontece a cada dois anos, centro das atenções na America Latina, leva mídia e multidões apaixonadas por carros. É uma oportunidade única de colocar um brilho na falta de lançamentos. Principalmente essas marcas chinesas que chegam agora ao país, são desconhecidas e ainda longe de serem desejo do consumidor brasileiro.
Do pouco que consegui ver, gostei muito da Chevrolet, usaram um lindo estande completamente dentro da sua nova identidade visual, presente em toda a comunicação, seus caminhos leves e tranquílos que se cruzam em todo o percurso. Gostei também da forma que apresentavam os carros, com pessoas falando sobre cada um dos principais modelos em exposição. Tinham também dois telões interativos, mas já com a funcionalidade falha depois de oito dias de uso, passando por milhares de mãos. Usaram também o Nintendo Wii, sempre fonte de diversão e despertar da curiosidade geral.
A Fiat estava com uma tematização interessante, bem "Adventure", até no figurino. Não sei o que houve, mas tinha um telão interessante com referencia ao Twitter, mas não consegui fazê-lo funcionar. Gostei dos painéis touth do Fiat Mio, bonitos, funcionais e ligeiramente interativos, como não podia deixar de ser.
Ford, Volkswagen, Renault, passei rapidamente. As outras estavam bem simples.
É perceptível que as que realmente investem e tem maior interesse no evento são as mais populares, e obvio também. O público delas são também o maior publico presente. As mais luxuosas até tinham algo, mas mais selecionado, mais discreto.
Então, prefiro meu almoço no Jardins, lá pelo menos ouço os roncos dos motores. O salão para mim serve mais como referência profissional.
A ultima vez que tinha ido foi em 2004. Na época, estava com grande expectativa, o Brasil estava crescendo e ouvi múrmuros de que teríamos novidades, lançamentos. Doce ilusão, tudo o que era novo no Brasil já tinha sido lançado em outros países. E tudo o que era realmente diferente, protótipos, carros de luxo, e afins, ficavam apenas para admiração, praticamente lacrados.
Dessa vez fui com um olhar mais critico. Já formado e com alguns anos de experiência profissional, observei como as marcas trabalhavam. Principalmente com a possibilidade atual de interação com o publico.
Só não tive tempo suficiente para observar tão bem, aproveitei apenas 1 hora e meia de evento.
Logo de cara, as novas montadoras chinesas decepcionaram. O investimento para participar de um evento como esse é alto, para fazer ativação de marca então, é maior ainda. Mas é um evento que acontece a cada dois anos, centro das atenções na America Latina, leva mídia e multidões apaixonadas por carros. É uma oportunidade única de colocar um brilho na falta de lançamentos. Principalmente essas marcas chinesas que chegam agora ao país, são desconhecidas e ainda longe de serem desejo do consumidor brasileiro.
Do pouco que consegui ver, gostei muito da Chevrolet, usaram um lindo estande completamente dentro da sua nova identidade visual, presente em toda a comunicação, seus caminhos leves e tranquílos que se cruzam em todo o percurso. Gostei também da forma que apresentavam os carros, com pessoas falando sobre cada um dos principais modelos em exposição. Tinham também dois telões interativos, mas já com a funcionalidade falha depois de oito dias de uso, passando por milhares de mãos. Usaram também o Nintendo Wii, sempre fonte de diversão e despertar da curiosidade geral.
A Fiat estava com uma tematização interessante, bem "Adventure", até no figurino. Não sei o que houve, mas tinha um telão interessante com referencia ao Twitter, mas não consegui fazê-lo funcionar. Gostei dos painéis touth do Fiat Mio, bonitos, funcionais e ligeiramente interativos, como não podia deixar de ser.
Ford, Volkswagen, Renault, passei rapidamente. As outras estavam bem simples.
É perceptível que as que realmente investem e tem maior interesse no evento são as mais populares, e obvio também. O público delas são também o maior publico presente. As mais luxuosas até tinham algo, mas mais selecionado, mais discreto.
Então, prefiro meu almoço no Jardins, lá pelo menos ouço os roncos dos motores. O salão para mim serve mais como referência profissional.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Tropa de Elite 2 – O Sistema é Foda
Não consegui expressar oralmente o que o filme Tropa de Elite 2 representou para mim. Na verdade, acabou gerando até mais dúvidas do que respostas.
Ele trouxe a tona o meu Patriotismo adormecido, tanto pela correria do dia a dia, quanto pela acomodação e falta de envolvimento político.
Sou defensor da Educação como base política, não apenas Educação no sentido de Estudo, mas a Educação Cultural, Patriotista e etc. E para isso acontecer, realmente, só mudando todo o “Sistema”. O Sistema Ciclo, que torna as pessoas acomodadas e sem opinião. O Sistema Sujo, não preciso nem comentar.
Sai do filme com orgulho e esperança. Orgulho da Força e Coragem que teve José Padilha, de bater de frente com a estrutura atual do país, e que, com certeza, envolve muito mais do que aparece no filme. Orgulho de um filme Brasileiro com um enredo inteligente que nos prende, nos envolve.
Orgulho de termos dado um primeiro passo que pode trazer novas opiniões escondidas por medo ou qualquer outra coisa. De termos agora José Padilha, Diretor de cinema reconhecido, formador de opinião popular com os filmes, e da elite por sua posição social, como um possível precursor de alguma mudança. Não porque não tínhamos isso antes, mas o filme mostrou de forma mais direta e incisiva a realidade.
E a esperança, diminuída logo em seguida, é que o filme mexa com quem ele foi feito para mexer. Fazer com que a população enxergue melhor todo esquema desse sistema de merda. Onde as coisas não mudam não por falta de condições financeiras, que o problema é muito pior, e só mudará quando as bases mudarem. Quando a base política for trocada. Quando a base da população resolver ir atrás de seus direitos, resolver lutar e não submeter-se mais. Claro, se isso for interessante para ambas.
O triste é ver, assim que acabou o filme, as pessoas rirem e comentar apenas dos jargões, e das mortes e não da mensagem. Decepcionante também é saber que cinema não atinge ainda as tão faladas novas classes CD.
Agora, acho até que é uma visão um pouco inocente e superficial, pergunto:
- Quanto disso tudo já não estava preparado e amarrado no primeiro filme?
- Criaram o primeiro sanguinário, a policia acabando com o tráfico, o trafico sendo o problema da nação, dessa forma, como o filme mesmo fala, trazendo a população à seu lado pois é o que gostam, e agora, no segundo, batem de frente com a política, transparecendo em fatos quase reais o que acontece e a que estamos sujeitos?
- Será que o primeiro escapou mesmo à pirataria ou foram estratégias, mostrar que não tem como barrar nada hoje em dia, já pensando no segundo, e uma forma de divulgação?
- E o governo, não tinha força para barrar o filme nas vésperas das eleições? Como conseguiram isso? Será que também não foi um jogo político invertido? A proibição poderia ser pior? Ou um simples descaso com a inteligência social?
- E tudo o que deve ter sido cortado para ter um filme mais ameno?
Espero realmente que o filme alcance seus objetivos. Eu estou cansado de tanta política suja. De tanta falta de desenvolvimento por corrupção, por jogos imbecis de interesses. E o pior, hoje é tudo escancarado e burro. Uma política burra e arrogante.
Não votei na Marina Silva no primeiro turno, mas: Vamos ser mais um pelo Brasil que queremos.
Hoje está tão mais fácil. Você não precisa dar sua cara para mostrar sua opinião e influenciar. Hoje quase todos temos acesso a informações de maneira fácil e rápida.
A única coisa que me preocupa dentro do filme é a forma como desvalorizam a vida. Mortes e assassinatos de forma fria e objetiva. Não que não seja realmente assim, mas cria uma cultura, uma vivencia com essa naturalidade. E não é bem assim. Em nenhum momento é mostrado sentimento ou o desespero da perda. A morte é uma coisa simples. Acho que pela influência que um filme causa, isso deveria ter sido mostrado de outra maneira.
Fatos
- Uma equipe de efeitos especiais, com nomes de peso em Hollywood, como Bruno Van Zeebroek, de “Transformers”, William Boggs, de “Homem-aranha”, e Keith Woulard, de “O curioso caso de Benjamin Button”, “Independence day” e “Forrest Gump”, foi importada diretamente para o set de “Tropa 2″ a fim de dar maior veracidade às inúmeras sequências de ação do filme.
- O presídio de Bangu 1 foi reconstruído em seus mínimos detalhes num estúdio de mil metros quadrados, consumindo cerca de 15% do orçamento.
- Um grande trabalho de pesquisa, que teve como consultores Rodrigo Pimentel, o deputado estadual Marcelo Freixo, e a delegacia comandada pelo delegado Cláudio Ferraz, a DRACO (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), foi realizado por quase dois anos antes de o roteiro de Mantovani e Padilha ganhar forma.
Frases
José Padilha (diretor):
- Em Tropa 2, eu não tentei produzir puro entretenimento.
- Tentei fazer um cinema que não faz inferências morais pelo espectador, que não lhe diz o que pensar e quando pensar.
- Objetivo foi o de gerar uma inquietação no espectador.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Escola_Saga Art Br – o furado treinamento em Photoshop CS5 e Maya 3D
Ontem uma colega de trabalho comentava sobre a relação perde ganha, onde um dos relacionados ganha e o outro, normalmente sem perceber, acaba perdendo. Assunto que chegou por conta da indicação do Livro os 7 Hábitos de Franklin Covey e a relação do Ganha Ganha que deveria ser a mais utilizada, tanto na vida profissional como na pessoal.
Um dia antes havia recebido uma ligação:
- Sou da Escola Saga, você ganhou um treinamento em Photoshop CS5 e Maya 3D.
Como já havia acontecido isso em outras oportunidades, comecei a questioná-la, bem treinada, me convenceu que eu realmente ganharia um treinamento básico de 2 meses com 2 horas semanais.
Perguntei também de onde ela tinha conseguido meus dados, segundo ela, eu passei lá e fiz um cadastro, só tem um detalhe, nunca tinha ouvido falar nessa escola, Saga, nem entrado em seu site, muito menos sabia que ela estava instalada onde está.
Desconfiado, mas com uma inocente esperança de que pudessem ser uma empresa realmente séria, oferecendo estes treinamentos através de um mailing de pessoas que trabalham na área de criação. Mailing esse que poderia ter surgido da captação através do LinkedIn ou sei lá de onde, que estavam chagando a São Paulo para competir com Senac, Impacta e etc., e por ser nova e pensar no alcance das Redes Sociais oferecia esses cursos gratuitos, como degustação mesmo. Ops! Fugi.rs Desconfiado, fui lá conhecer o lugar e saber mais sobre o curso gratuito.
A atendente, quer dizer, vendedora me chamou já perguntando de onde era meu mailing, falei que nem sabia muito bem. Após perguntar se eu sou da área, começou a me explicar sobre os programas, focando no Maya, com a visível utilização de palavras "chaves ilusórias" – revolucionou a criação, você faz o que quer, filmes, melhor do mercado, reconhecido – e começou a mostrar um vídeo, que segundo ela era de um aluno e que o vídeo havia sido retirado do site porque a Nike viu e quis compra-lo. Uau!
Finalizando com – Esse curso equivale à uma pós graduação para quem já é formado. – e, os já conhecidos valores exorbitantes que colocam no papel e que, por ser promocional, eu não pago isso, nem isso, nem aquele, ficando apenas suaves parcelas de R$ 199,00.
Ta bom, eu fui lá, sabendo que era assim e agora escreve um texto enorme, por quê? Porque eu fico indignado com essa relação ganha perde nos dias atuais. Eles mexem com os sonhos das pessoas, utilizam técnicas que lubridiam os jovens, principalmente os de menor poder aquisitivo. Além do possível e provavelmente falso portfólio de alunos.
Já fiz um curso assim, em uma escola com a mesma política, as aulas eram cópias de apostilas. O foco estava em vender pacotes e não em formar profissionais capacitados. Para mim Educação não é apenas Negócio. É coisa séria, e muito séria. Alunos destes cursos, normalmente, depois nem usam mais o que tiveram em aula, porque não aprenderam nada.
Mas o que me deixa mais puto ainda é que tudo isso: cursos de qualidade, acessibilidade, oportunidades, qualificação, deveriam ser gratuitos, e vir do Governo.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Opinião
quinta-feira, 15 de julho de 2010
-
Post retirado do ar.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Ação de Marketing,
Brand,
Branding,
Comunicação,
Marca
segunda-feira, 24 de maio de 2010
2º Dia de OMExpo Latino 2010-05-23
Mais proveitoso em relação a conteúdo. Alguns assuntos tratados conhecia apenas o básico, outros, os palestrante entraram a fundo. Além de ter conseguido ver mais apresentações.
Até perdi as contas de quantas palestras assisti, mesmo que algumas apenas parcialmente.
A primeira foi sobre Behavioral Targeting (BT). Em uma tradução simples, é uma área que estuda o comportamento do publico alvo dentro da internet para aumentar eficácia das ações e campanhas. O que o consumidor faz. Pra onde vai. Onde para. Onde parou. As ações e movimentos dentro do site. As ações e movimentos fora do site. O comportamento em geral.
Conhecia basicamente essa área, apresentada por uma amiga, Renata Caovila (leiam o blog dela que é bem legal e meio doido.rs), trabalhou na Predicta, empresa que teve uma das palestrantes dessa mesa redonda, a Claudia Woods, completada por Marcelo Russomano, da Microsoft, Gabriel Borges, da Agência Click, e mediada por Ari Meneghine, da IAB Brasil, que já conhecia de uma palestra na Impacta.
A sequência veio com a Estratégia de Viralização e Branding nas Redes Sociais, que deixou a desejar. Foi uma palestra oferecida por um dos patrocinadores, o PinPix.com, acabou que o Marcelo Fraga mais vendeu o produto do que trouxe conteúdo.
Já o Thiago Bacchin, da Cadastra, fez uma palestra interessante, na verdade era uma mesa redonda que cheguei no final, e um pouco mais abrangente do que as outras sobre SEO. Começou do básico, comentando que SEO, hoje, é a maior fonte de visitas qualificadas à Website. É um trabalho de médio a longo prazo, exige paciência e dedicação. Seguindo sobre técnicas e formas de como trabalhar e mensurar melhor essa ferramenta do Marketing. Muito interessante e, apesar de já mexer com isso, aprendi novas técnicas.
Depois veio mais uma Mesa Redonda, dessa vez sobre Criatividade em Outros Formatos, onde o Mediador Santiago Keller Sarmiento, da LatinSports, conversou com Fernando Barbella, da BBDO Argentina, Sergio Mugnanini, da Almap BBDO e André Matarazzo, da Gringo, esse último que me despertava admiração por sua história mochileira, a forma de trabalho com projetos maravilhosos e pela abertura da Gringo há alguns anos atrás. A conversa girou em torno de como entrar na vida do consumidor, como fazer parte de seu cotidiano sem “atrapalhá-lo” ou fazê-lo parar o que está fazendo para ver um anúncio, como o Brand Live Style trabalhando a marca para mudar os hábitos dos consumidores, além de novos formatos, do uso da criatividade em publicidade digital, app. e etc.
Fábio Ricotta, da Mestre SEO, carismático, jovem e com uma palestra muito envolvente sobre SEO. Falou bastante coisa que já conhecia, mas a forma como ele apresenta agrega conteúdo e conhecimento mesmo em assuntos costumeiros. Também falou muita coisa que estou pesquisando. Ah! E uma coisa dita por ele, muito importante e real que também venho sentindo desde os tempos de faculdade (como se fosse há muito tempo.rs), os Brasileiros não gostam de compartilhar conhecimento, ensinar, ajudar os outros. Brasileiro tem um certo medo, insegurança, parece que vão perder a vez. E quem mais perde com isso é o Brasil.
Ufa! A última do dia. Carlos Medina, da Eyeblaster Brasil, e o Assunto: Estratégias Simples, Eficazes e Inovadoras para sua Campanha Digital 2.0. Falou sobre otimização de banners, sobre campanhas digitais não dependerem apenas de criatividade, novas e mais eficazes ferramentas de Marketing para mensuração, sobre erros para acertos nas campanhas, atualização real time, objetivos, plataformas, oportunidades, objetivo final do Rich, interação. Falou isso tudo e mais um pouco antes mesmo de finalizar, tive que ir embora.
No geral o evento foi muito interessante e agregador para mim. Conheci bastante gente e aprendi muito. Mas, uma questão que levantaram, se tivesse pagado não teria valido o quanto custava.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Ação de Marketing,
BT,
Interação,
Internet,
Mensuração,
Mídias Sociais
quarta-feira, 19 de maio de 2010
OMExpo Latino 2010 (OnLine Marketing Expo Latino São Paulo 2010)
Marketing Online, Web 2.0, Mídias Sociais, SEO, SEM, Links Patrocinados, Monitoramento de Marca, Ferramentas, Métricas, Possibilidades, Analytics, Comunicação Digital, Inovação, CPM, 7C´s, KPI´s, Mobile Ad e Mobile App. Ufa! E esses foram apenas alguns dos temas tratados.
Um belo evento, com temas muito interessantes e profissionais palestrantes tanto quanto. Dá uma boa visão de como está o mercado, além de ser bem inspirador. No meu caso, mais inspirador pois me mostrou como estou atualizado em relação ao mercado em que atuo. OMExpo Latino 2010, saiba mais.
Vou começar com um agradecimento, entrei no evento através de uma promoção realizada em Mídias Sociais, um Link no LinkedIn que levava à discussão no Facebook, simples e interessante, da E-Goi Brasil, uma empresa Portuguesa que chega ao Brasil oferecendo serviços de Marketing Multicanal. Você se cadastra no site e com um plano gratuito pode utilizar a plataforma deles para envio de até 500 emails, vale a pena conhecer. Conheça também os planos pagos. Trazem métricas e mensurações bem completas.
Já no congresso, assisti algumas palestras que comento resumidissimamente à seguir.
Primeiro, Leandro Kensi da Média Factory, com o Tema Perfomance Marketing, falou principalmente sobre ROI e ROBO e da importância de se ter uma Cultura de Performance, além da criação ou contratação de Áreas de BI ou Implementação e uso Ferramentas de Metrícas e Análise pelas Empresas, cada vez mais insdispensável.
Depois foi um debate, na verdade acabou nem sendo debate, foi mais uma mini apresentação de quatro profissionais de empresas destaque nessa era digital, finalizando com a resposta de algumas perguntas, um por vez, mas não deixou de ser interessante apesar de mostrar muito do que quem está na área já conhece. Thiago Marques da Disney Brasil, Marcos Amadeu da Three Melons(do Bola Social Soccer), Gustavo Arjones da Socialmetrix e Matías Attwell do Terra Latinoamérica. Os quatro falaram sobre Redes Sociais: novidades, o que funciona e tendências. Acrescentaria história também.
Já o Kavinski da I-Cherry falou sobre Obliterando, isso.rs. Obliterando sua Concorrência no Google. Falando bastante sobre Links Patrocinados, as técnicas de SEM. Foi a palestra que mais comentou sobre temas e técnicas que não conhecia ainda. Bem técninico. Muito bom.
Apesar de muitas das palestras não terem tido temas e conteúdos muito novos, gosto bastante de rever alguns temas. Renova as percepções, relembra assuntos que acabamos esquecendo no dia a dia. Além de me deixar com a cabeça cheia de Insights.
E a última palestra de hoje, 19 de Maio. É, só isso mesmo.rs. Foi do André Zimmermann da Havas Digital Brasil, empresa que vem se destacando a cada dia. Em relação a apresentação, foi a melhor. Bem dinâmica, trouxe um animo extra já no final do primeiro dia de evento. O tema foi Estratégias de Marketing e de Relacionamentos aproveitando as Mídias Sociais. Já o conteúdo, além dos interessantes números e estatísticas bem atualizadas em relação a Internet no Brasil e no Mundo, não se diferenciou tanto das outras palestras sobre o assunto.
É isso. E esse foi apenas o primeiro dia. Amanhã tem mais, com Ótimos Temas e Palestrantes também.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Ação de Marketing,
Interação,
Internet,
Mídias Sociais
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Casa Uruguaia
Casa Uruguaia, upload feito originalmente por Rodrigo Schmiegelow.
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Arte.,
Fotografia
quarta-feira, 5 de maio de 2010
De Buzz à Zumbido
Este é o estado da nova rede Social do Google.
Enquanto Facebook, Twitter, Foursquare e outras Redes Sociais continuam fazendo buzz, o Buzz do Google caiu de vez.
Sem nenhuma diferenciação em relação às outras Redes e ainda nos fazendo deixar o email de lado por um tempo para acompanhar as novidades dessa, uhn, Rede do Google, que não caiu nos dedos dos internautas e ficou apática abaixo da caixa de entrada, agora, agora não mais de novo, com o nome de Zumbido, mas que nem assim está sendo percebida.
Será que o Google nos prepara alguma surpresa? Ou será que vai deixar de vez as tentativas de uma Rede similar as outras após duas apostas sem sucesso?
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Interação,
Internet,
Mídias Sociais
terça-feira, 4 de maio de 2010
Empresa x Redes Sociais. 0 x 2.
Começo com uma série de comentários sobre Empresas X Redes Sociais mostrando inicialmente uma visão geral sobre o que venho acompanhando. As Redes Sociais abrem o placar do jogo com seu dinamismo e poder público, e ampliam o mesmo com a falta de profissionais qualificados, ou comprovadamente qualificados, na área.
Todos os dias recebo diversos mailings informativos em Marketing do mundo todo. Todos os dias aparecem novos cases com problemas de empresas que demoram à perceber a importância das Redes Sociais ou tomam ações precipitadas e depois agravam ainda mais o problema.
Muitas empresas ainda estão se adaptando a essa interação, onde grupos ganham força e se atualizam instantaneamente. Não há tempo para piscar ou criar respostas enrolonas.
Eu mesmo tenho tido problema com uma grande empresa de eletroeletrônicos, na verdade, pelo que tenho acompanhado, não sou só eu. Acabo de receber uma resposta da mesma após três meses de reclamação em algumas Redes Sociais especializadas, mas é outra enrolação, sem resposta real. Claro que só tomei essa atitude depois de ter tentando uma resolução direta com a mesma, sem sucesso.
Por estar passando por essa experiência sinto ainda mais o despreparo e como isso é prejudicial à marca. A experiência de ser o consumidor “lesado” é bem diferente de ser quem responde ou acompanha o público. Todos os profissionais da área deveriam fazer também o inverso.
Tenho percebido ainda mais que isso. O problema agrava ainda mais pois as grandes empresas estão montando agora áreas para monitoramento de marca e especialização em Redes Sociais. Mas e ai, onde buscar esses profissionais que vão surgindo agora no mercado, sem curso superior ou especialização na área, praticamente autodidatas ou com experiências “acontecidas”?
Vejá Também: Blog Interessantes sobre Redes Sociais, Mídias Sociais Blog e Escave as Mídias Sociais
Vejá Também: Blog Interessantes sobre Redes Sociais, Mídias Sociais Blog e Escave as Mídias Sociais
Escrito por
Rodrigo Schmiegelow
0
comentários
Marcadores:
Ação de Marketing,
Interação,
Internet,
Mídias Sociais
Assinar:
Postagens (Atom)







