segunda-feira, 24 de maio de 2010

2º Dia de OMExpo Latino 2010-05-23

Mais proveitoso em relação a conteúdo. Alguns assuntos tratados conhecia apenas o básico, outros, os palestrante entraram a fundo. Além de ter conseguido ver mais apresentações.


Até perdi as contas de quantas palestras assisti, mesmo que algumas apenas parcialmente.

A primeira foi sobre Behavioral Targeting (BT). Em uma tradução simples, é uma área que estuda o comportamento do publico alvo dentro da internet para aumentar eficácia das ações e campanhas. O que o consumidor faz. Pra onde vai. Onde para. Onde parou. As ações e movimentos dentro do site. As ações e movimentos fora do site. O comportamento em geral.

Conhecia basicamente essa área, apresentada por uma amiga, Renata Caovila (leiam o blog dela que é bem legal e meio doido.rs), trabalhou na Predicta, empresa que teve uma das palestrantes dessa mesa redonda, a Claudia Woods, completada por Marcelo Russomano, da Microsoft, Gabriel Borges, da Agência Click, e mediada por Ari Meneghine, da IAB Brasil, que já conhecia de uma palestra na Impacta. 
  
A sequência veio com a Estratégia de Viralização e Branding nas Redes Sociais, que deixou a desejar. Foi uma palestra oferecida por um dos patrocinadores, o PinPix.com, acabou que o Marcelo Fraga mais vendeu o produto do que trouxe conteúdo.

Já o Thiago Bacchin, da Cadastra, fez uma palestra interessante, na verdade era uma mesa redonda que cheguei no final, e um pouco mais abrangente do que as outras sobre SEO. Começou do básico, comentando que SEO, hoje, é a maior fonte de visitas qualificadas à Website. É um trabalho de médio a longo prazo, exige paciência e dedicação. Seguindo sobre técnicas e formas de como trabalhar e mensurar melhor essa ferramenta do Marketing. Muito interessante e, apesar de já mexer com isso, aprendi novas técnicas.

Depois veio mais uma Mesa Redonda, dessa vez sobre Criatividade em Outros Formatos, onde o Mediador Santiago Keller Sarmiento, da LatinSports, conversou com Fernando Barbella, da BBDO Argentina, Sergio Mugnanini, da Almap BBDO e André Matarazzo, da Gringo, esse último que me despertava admiração por sua história mochileira, a forma de trabalho com projetos maravilhosos e pela abertura da Gringo há alguns anos atrás. A conversa girou em torno de como entrar na vida do consumidor, como fazer parte de seu cotidiano sem “atrapalhá-lo” ou fazê-lo parar o que está fazendo para ver um anúncio, como o Brand Live Style trabalhando a marca para mudar os hábitos dos consumidores, além de novos formatos, do uso da criatividade em publicidade digital, app. e etc.

Fábio Ricotta, da Mestre SEO, carismático, jovem e com uma palestra muito envolvente sobre SEO. Falou bastante coisa que já conhecia, mas a forma como ele apresenta agrega conteúdo e conhecimento mesmo em assuntos costumeiros. Também falou muita coisa que estou pesquisando. Ah! E uma coisa dita por ele, muito importante e real que também venho sentindo desde os tempos de faculdade (como se fosse há muito tempo.rs), os Brasileiros não gostam de compartilhar conhecimento, ensinar, ajudar os outros. Brasileiro tem um certo medo, insegurança, parece que vão perder a vez. E quem mais perde com isso é o Brasil.

Ufa! A última do dia. Carlos Medina, da Eyeblaster Brasil, e o Assunto: Estratégias Simples, Eficazes e Inovadoras para sua Campanha Digital 2.0. Falou sobre otimização de banners, sobre campanhas digitais não dependerem apenas de criatividade, novas e mais eficazes ferramentas de Marketing para mensuração, sobre erros para acertos nas campanhas, atualização real time, objetivos, plataformas, oportunidades, objetivo final do Rich, interação. Falou isso tudo e mais um pouco antes mesmo de finalizar, tive que ir embora.

No geral o evento foi muito interessante e agregador para mim. Conheci bastante gente e aprendi muito. Mas, uma questão que levantaram, se tivesse pagado não teria valido o quanto custava.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

OMExpo Latino 2010 (OnLine Marketing Expo Latino São Paulo 2010)

Marketing Online, Web 2.0, Mídias Sociais, SEO, SEM, Links Patrocinados, Monitoramento de Marca, Ferramentas, Métricas, Possibilidades, Analytics, Comunicação Digital, Inovação, CPM, 7C´s, KPI´s, Mobile Ad e Mobile App. Ufa! E esses foram apenas alguns dos temas tratados.


OMExpo Latino, Ação de Marketing, Interação, Internet, Mídias Sociais

Um belo evento, com temas muito interessantes e profissionais palestrantes tanto quanto. Dá uma boa visão de como está o mercado, além de ser bem inspirador. No meu caso, mais inspirador pois me mostrou como estou atualizado em relação ao mercado em que atuo. OMExpo Latino 2010, saiba mais.

Vou começar com um agradecimento, entrei no evento através de uma promoção realizada em Mídias Sociais, um Link no LinkedIn que levava à discussão no Facebook, simples e interessante, da E-Goi Brasil, uma empresa Portuguesa que chega ao Brasil oferecendo serviços de Marketing Multicanal. Você se cadastra no site e com um plano gratuito pode utilizar a plataforma deles para envio de até 500 emails, vale a pena conhecer. Conheça também os planos pagos. Trazem métricas e mensurações bem completas.

Já no congresso, assisti algumas palestras que comento resumidissimamente à seguir.

Primeiro, Leandro Kensi da Média Factory, com o Tema Perfomance Marketing, falou principalmente sobre ROI e ROBO e da importância de se ter uma Cultura de Performance, além da criação ou contratação de Áreas de BI ou Implementação e uso Ferramentas de Metrícas e Análise pelas Empresas, cada vez mais insdispensável.

Depois foi um debate, na verdade acabou nem sendo debate, foi mais uma mini apresentação de quatro profissionais de empresas destaque nessa era digital, finalizando com a resposta de algumas perguntas, um por vez, mas não deixou de ser interessante apesar de mostrar muito do que quem está na área já conhece. Thiago Marques da Disney Brasil, Marcos Amadeu da Three Melons(do Bola Social Soccer), Gustavo Arjones da Socialmetrix e Matías Attwell do Terra Latinoamérica. Os quatro falaram sobre Redes Sociais: novidades, o que funciona e tendências. Acrescentaria história também.

Já o Kavinski da I-Cherry falou sobre Obliterando, isso.rs. Obliterando sua Concorrência no Google. Falando bastante sobre Links Patrocinados, as técnicas de SEM. Foi a palestra que mais comentou sobre temas e técnicas que não conhecia ainda. Bem técninico. Muito bom. 

Apesar de muitas das palestras não terem tido temas e conteúdos muito novos, gosto bastante de rever alguns temas. Renova as percepções, relembra assuntos que acabamos esquecendo no dia a dia. Além de me deixar com a cabeça cheia de Insights.

E a última palestra de hoje, 19 de Maio. É, só isso mesmo.rs. Foi do André Zimmermann da Havas Digital Brasil, empresa que vem se destacando a cada dia. Em relação a apresentação, foi a melhor. Bem dinâmica, trouxe um animo extra já no final do primeiro dia de evento. O tema foi Estratégias de Marketing e de Relacionamentos aproveitando as Mídias Sociais. Já o conteúdo, além dos interessantes números e estatísticas bem atualizadas em relação a Internet no Brasil e no Mundo, não se diferenciou tanto das outras palestras sobre o assunto.


É isso. E esse foi apenas o primeiro dia. Amanhã tem mais, com Ótimos Temas e Palestrantes também.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

De Buzz à Zumbido

Este é o estado da nova rede Social do Google.


Enquanto Facebook, Twitter, Foursquare e outras Redes Sociais continuam fazendo buzz, o Buzz do Google caiu de vez.

Sem nenhuma diferenciação em relação às outras Redes e ainda nos fazendo deixar o email de lado por um tempo para acompanhar as novidades dessa, uhn, Rede do Google, que não caiu nos dedos dos internautas e ficou apática abaixo da caixa de entrada, agora, agora não mais de novo, com o nome de Zumbido, mas que nem assim está sendo percebida.

Será que o Google nos prepara alguma surpresa? Ou será que vai deixar de vez as tentativas de uma Rede similar as outras após duas apostas sem sucesso?

terça-feira, 4 de maio de 2010

Empresa x Redes Sociais. 0 x 2.

Começo com uma série de comentários sobre Empresas X Redes Sociais mostrando inicialmente uma visão geral sobre o que venho acompanhando. As Redes Sociais abrem o placar do jogo com seu dinamismo e poder público, e ampliam o mesmo com a falta de profissionais qualificados, ou comprovadamente qualificados, na área.


Todos os dias recebo diversos mailings informativos em Marketing do mundo todo. Todos os dias aparecem novos cases com problemas de empresas que demoram à perceber a importância das Redes Sociais ou tomam ações precipitadas e depois agravam ainda mais o problema.

Muitas empresas ainda estão se adaptando a essa interação, onde grupos ganham força e se atualizam instantaneamente. Não há tempo para piscar ou criar respostas enrolonas.

Eu mesmo tenho tido problema com uma grande empresa de eletroeletrônicos, na verdade, pelo que tenho acompanhado, não sou só eu. Acabo de receber uma resposta da mesma após três meses de reclamação em algumas Redes Sociais especializadas, mas é outra enrolação, sem resposta real. Claro que só tomei essa atitude depois de ter tentando uma resolução direta com a mesma, sem sucesso.

Por estar passando por essa experiência sinto ainda mais o despreparo e como isso é prejudicial à marca. A experiência de ser o consumidor “lesado” é bem diferente de ser quem responde ou acompanha o público. Todos os profissionais da área deveriam fazer também o inverso.

Tenho percebido ainda mais que isso. O problema agrava ainda mais pois as grandes empresas estão montando agora áreas para monitoramento de marca e especialização em Redes Sociais. Mas e ai, onde buscar esses profissionais que vão surgindo agora no mercado, sem curso superior ou especialização na área, praticamente autodidatas ou com experiências “acontecidas”?

Vejá Também: Blog Interessantes sobre Redes Sociais, Mídias Sociais Blog e Escave as Mídias Sociais