Ontem uma colega de trabalho comentava sobre a relação perde ganha, onde um dos relacionados ganha e o outro, normalmente sem perceber, acaba perdendo. Assunto que chegou por conta da indicação do Livro os 7 Hábitos de Franklin Covey e a relação do Ganha Ganha que deveria ser a mais utilizada, tanto na vida profissional como na pessoal.
Um dia antes havia recebido uma ligação:
- Sou da Escola Saga, você ganhou um treinamento em Photoshop CS5 e Maya 3D.
Como já havia acontecido isso em outras oportunidades, comecei a questioná-la, bem treinada, me convenceu que eu realmente ganharia um treinamento básico de 2 meses com 2 horas semanais.
Perguntei também de onde ela tinha conseguido meus dados, segundo ela, eu passei lá e fiz um cadastro, só tem um detalhe, nunca tinha ouvido falar nessa escola, Saga, nem entrado em seu site, muito menos sabia que ela estava instalada onde está.
Desconfiado, mas com uma inocente esperança de que pudessem ser uma empresa realmente séria, oferecendo estes treinamentos através de um mailing de pessoas que trabalham na área de criação. Mailing esse que poderia ter surgido da captação através do LinkedIn ou sei lá de onde, que estavam chagando a São Paulo para competir com Senac, Impacta e etc., e por ser nova e pensar no alcance das Redes Sociais oferecia esses cursos gratuitos, como degustação mesmo. Ops! Fugi.rs Desconfiado, fui lá conhecer o lugar e saber mais sobre o curso gratuito.
A atendente, quer dizer, vendedora me chamou já perguntando de onde era meu mailing, falei que nem sabia muito bem. Após perguntar se eu sou da área, começou a me explicar sobre os programas, focando no Maya, com a visível utilização de palavras "chaves ilusórias" – revolucionou a criação, você faz o que quer, filmes, melhor do mercado, reconhecido – e começou a mostrar um vídeo, que segundo ela era de um aluno e que o vídeo havia sido retirado do site porque a Nike viu e quis compra-lo. Uau!
Finalizando com – Esse curso equivale à uma pós graduação para quem já é formado. – e, os já conhecidos valores exorbitantes que colocam no papel e que, por ser promocional, eu não pago isso, nem isso, nem aquele, ficando apenas suaves parcelas de R$ 199,00.
Ta bom, eu fui lá, sabendo que era assim e agora escreve um texto enorme, por quê? Porque eu fico indignado com essa relação ganha perde nos dias atuais. Eles mexem com os sonhos das pessoas, utilizam técnicas que lubridiam os jovens, principalmente os de menor poder aquisitivo. Além do possível e provavelmente falso portfólio de alunos.
Já fiz um curso assim, em uma escola com a mesma política, as aulas eram cópias de apostilas. O foco estava em vender pacotes e não em formar profissionais capacitados. Para mim Educação não é apenas Negócio. É coisa séria, e muito séria. Alunos destes cursos, normalmente, depois nem usam mais o que tiveram em aula, porque não aprenderam nada.
Mas o que me deixa mais puto ainda é que tudo isso: cursos de qualidade, acessibilidade, oportunidades, qualificação, deveriam ser gratuitos, e vir do Governo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.