Consegui um ingresso para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em seus últimos dias. Confesso que não tinha muito interesse em ir, além de achar o preço abusivo para o que encontramos lá. Eu realmente gostava mais quando criança.
A ultima vez que tinha ido foi em 2004. Na época, estava com grande expectativa, o Brasil estava crescendo e ouvi múrmuros de que teríamos novidades, lançamentos. Doce ilusão, tudo o que era novo no Brasil já tinha sido lançado em outros países. E tudo o que era realmente diferente, protótipos, carros de luxo, e afins, ficavam apenas para admiração, praticamente lacrados.
Dessa vez fui com um olhar mais critico. Já formado e com alguns anos de experiência profissional, observei como as marcas trabalhavam. Principalmente com a possibilidade atual de interação com o publico.
Só não tive tempo suficiente para observar tão bem, aproveitei apenas 1 hora e meia de evento.
Logo de cara, as novas montadoras chinesas decepcionaram. O investimento para participar de um evento como esse é alto, para fazer ativação de marca então, é maior ainda. Mas é um evento que acontece a cada dois anos, centro das atenções na America Latina, leva mídia e multidões apaixonadas por carros. É uma oportunidade única de colocar um brilho na falta de lançamentos. Principalmente essas marcas chinesas que chegam agora ao país, são desconhecidas e ainda longe de serem desejo do consumidor brasileiro.
Do pouco que consegui ver, gostei muito da Chevrolet, usaram um lindo estande completamente dentro da sua nova identidade visual, presente em toda a comunicação, seus caminhos leves e tranquílos que se cruzam em todo o percurso. Gostei também da forma que apresentavam os carros, com pessoas falando sobre cada um dos principais modelos em exposição. Tinham também dois telões interativos, mas já com a funcionalidade falha depois de oito dias de uso, passando por milhares de mãos. Usaram também o Nintendo Wii, sempre fonte de diversão e despertar da curiosidade geral.
A Fiat estava com uma tematização interessante, bem "Adventure", até no figurino. Não sei o que houve, mas tinha um telão interessante com referencia ao Twitter, mas não consegui fazê-lo funcionar. Gostei dos painéis touth do Fiat Mio, bonitos, funcionais e ligeiramente interativos, como não podia deixar de ser.
Ford, Volkswagen, Renault, passei rapidamente. As outras estavam bem simples.
É perceptível que as que realmente investem e tem maior interesse no evento são as mais populares, e obvio também. O público delas são também o maior publico presente. As mais luxuosas até tinham algo, mas mais selecionado, mais discreto.
Então, prefiro meu almoço no Jardins, lá pelo menos ouço os roncos dos motores. O salão para mim serve mais como referência profissional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.