terça-feira, 4 de maio de 2010

Empresa x Redes Sociais. 0 x 2.

Começo com uma série de comentários sobre Empresas X Redes Sociais mostrando inicialmente uma visão geral sobre o que venho acompanhando. As Redes Sociais abrem o placar do jogo com seu dinamismo e poder público, e ampliam o mesmo com a falta de profissionais qualificados, ou comprovadamente qualificados, na área.


Todos os dias recebo diversos mailings informativos em Marketing do mundo todo. Todos os dias aparecem novos cases com problemas de empresas que demoram à perceber a importância das Redes Sociais ou tomam ações precipitadas e depois agravam ainda mais o problema.

Muitas empresas ainda estão se adaptando a essa interação, onde grupos ganham força e se atualizam instantaneamente. Não há tempo para piscar ou criar respostas enrolonas.

Eu mesmo tenho tido problema com uma grande empresa de eletroeletrônicos, na verdade, pelo que tenho acompanhado, não sou só eu. Acabo de receber uma resposta da mesma após três meses de reclamação em algumas Redes Sociais especializadas, mas é outra enrolação, sem resposta real. Claro que só tomei essa atitude depois de ter tentando uma resolução direta com a mesma, sem sucesso.

Por estar passando por essa experiência sinto ainda mais o despreparo e como isso é prejudicial à marca. A experiência de ser o consumidor “lesado” é bem diferente de ser quem responde ou acompanha o público. Todos os profissionais da área deveriam fazer também o inverso.

Tenho percebido ainda mais que isso. O problema agrava ainda mais pois as grandes empresas estão montando agora áreas para monitoramento de marca e especialização em Redes Sociais. Mas e ai, onde buscar esses profissionais que vão surgindo agora no mercado, sem curso superior ou especialização na área, praticamente autodidatas ou com experiências “acontecidas”?

Vejá Também: Blog Interessantes sobre Redes Sociais, Mídias Sociais Blog e Escave as Mídias Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.